The Cramps
Seja primitivo...
Em 1980, quando a banda The Cramps lançou seu álbum de estreia, Songs The Lord Taught Us, as lojas de discos da rede britânica W.H. Smith costumavam exibir as paradas pop semanais em letras plásticas brancas sobre um quadro de pinos preto para seus clientes. Um adolescente enviou alegremente uma foto para a imprensa musical da exibição dos 20 LPs independentes mais vendidos de sua loja, que havia transformado o título do álbum em Songs Of The Lord Tortoise (Canções do Senhor Tartaruga), evocando a imagem de um culto que adora uma tartaruga gigante e onipotente. No universo peculiar do The Cramps, isso dificilmente seria uma surpresa.
Desde que Poison Ivy Rorschach (Kristy Wallace) e Lux Interior (Erick Purkhiser) se conheceram na Califórnia em 1972, eles compartilhavam uma apreciação pela parte estranha e obscura da cultura popular americana: filmes de "categoria Z" de Edward D. Wood Jr.; os desenhos animados de Charles Addams; DJs de rádio como Ernie 'Ghoulardi' Anderson e Pete 'The Mad Daddy' Myers; romances de bolso e quadrinhos de terror. Este era o lado exagerado do sonho americano: dois carros em cada garagem e uma seleção de vítimas desmembradas escondidas debaixo da varanda dos fundos.
No entanto, acima de tudo, foi o rock'n'roll primitivo que acendeu o estopim do casal.
Ao se mudarem em 1973 para a cidade natal de Lux, Akron, Ohio, eles tiveram a ideia de formar o The Cramps com base em suas obsessões coletivas. Quando se mudaram para Manhattan em 1976 e estrearam no CBGB — encaixando-se sem esforço na cena unida e de apoio mútuo de bandas como Ramones, Dead Boys e Blondie — eles já estavam totalmente formados. Como Lux mais tarde recordou: "Mesmo antes de irmos para Nova York, tínhamos milhares de discos que havíamos colecionado em lojas de sucata — rockabilly e blues, esta era a nossa vida. Tínhamos uma ideia muito clara do que exatamente queríamos fazer antes de começarmos." De acordo com Ivy, foram os Ramones que lhes deram o primeiro empurrão, convidando a banda para abrir o show deles.
Surgindo nos primeiros dias do punk, quando a individualidade ainda era valorizada, o The Cramps gravou um par de singles intransigentes, perfeitamente realizados e muito raros nos Estúdios Ardent em Memphis em outubro de 1977, produzidos por Alex Chilton. Estes foram reunidos e lançados no Reino Unido em 1979 como um LP de 12 polegadas intitulado Gravest Hits, justamente quando a banda retornou a Memphis com Chilton para gravar seu primeiro LP, tratando o processo como um show ao vivo. A testemunha ocular Tav Falco descreveu a cena para mim em 2003: "Depois de um tempo, perdia-se a conta das cadeiras, cinzeiros de pé e cabides de metal que Lux torceu, jogou e esmagou pelo estúdio durante a gravação de uma única faixa, saltando em cima de amplificadores, tampas de piano e caixas Leslie no decorrer de uma tomada."
Ao longo da carreira do grupo, o melhor de suas gravações capturou e manteve esse espírito. Quando questionados a descrever sua música, eles geralmente apenas a chamavam de rock'n'roll, como Lux uma vez explicou: "Ele une um certo tipo de pessoas. Ele separa os caretas das pessoas descoladas. A música pop não faz isso, a música pop é apenas para o entretenimento de todos. O rock'n'roll é algo mais que isso."
Discografia Comentada
The Cramps - Songs The Lord Taught Us
IRS/ILLEGAL, 1980
O primeiro LP do The Cramps, produzido por Alex Chilton no estúdio de Sam C. Phillips, capturou de forma brilhante o som afiado que eles vinham aprimorando por quatro anos. "TV Set" é uma canção de amor distorcida com uma abordagem peculiar aos eletrodomésticos, "Sunglasses After Dark" combina perfeitamente a música de rockabilly de Dwight Pullen, de 1958, com "Fatback" de Link Wray, enquanto "The Mad Daddy" homenageia o DJ Pete Myers de Akron, que fez sucesso no final dos anos 50. A banda não gostou da mixagem original — Lux afirmou que era seu álbum menos favorito do The Cramps e ele e Ivy o remixaram para o relançamento de 1989 — mas, como um disco extremamente influente que definiu um gênero, não há nada igual.
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