Rockabilly Psicotico, garage bands, punk rock, bandas desconhecidas...

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Johnny Thunders

Nascido como John Genzale Jr. na Flórida em 1952, o jovem guitarrista se transformou em Johnny Thunders e virou lenda. Johnny começou sua carreira tocando em pequenas bandas na época de colegial, inclusive em um grupo que era uma tiração de sarro com os Rolling Stones, na qual todos seus integrantes se vestiam de mulher, os New York Dolls.
Entre os anos de 71 e 75, Johnny foi a figura central dos New York Dolls e lançou dois discos com o grupo, os quais influenciaram e influenciam milhares de pessoas e bandas até os dias de hoje. A música considerada proto-punk e a postura da banda foram marcos básicos para sua entrada no hall de "lendas do rock".
Quando os Dolls se separaram em 1975, Thunders formou uma nova banda chamada Heartbreakers ao lado do guitarrista Walter Lure, o ex- baixista do Television, Richard Hell (que depois foi substituido por Billy Rath) e o ex-baterista do NY Dolls, Jerry Nolan, todos junkies viciados em heroína, cocaína, alcool e remédios.
Os Heartbreakers também tiveram uma vida curta e após lançar o aclamado álbum de 1977 "L.A.M.F." (Like A Mother Fucker), o grupo acaba em 1978.
Logo com o fim dos Heartbreakers, Johnny incia sua carreira solo, lançando ainda em 1978 "So Alone", disco que conta com participações de gente como Steve Jones e Paul Cook dos Sex Pistols e Phil Lynott do Thin Lizzy.
Durante os anos 80, Thunders ficou cultivando seus principais vícios: rock n' roll, álcool e heroína, além de ter voltado por um tempo com os Heartbreakers para algumas tours, famosas pelas brigas e excesso de drogas, e lançou seu segundo álbum solo, "Que Sera Sera".
No final dos anos 80, Thunders ainda fez alguns trabalhos com Wayne Kramer (ex-MC5), porém, o vício o levava cada vez mais rápido para o caminho da auto-destruição, fazendo-o, inclusive, vender todos seus pertences para comprar drogas.
Em abril de 1991, Johnny foi encontrado morto por overdose de heroína num quarto de motel em new Orleans. Assim acabou a conturbada vida de uma das maiores lendas da história do (punk) rock.

.