Rockabilly Psicotico, garage bands, punk rock, bandas desconhecidas...

terça-feira, maio 15, 2007


Rock Argentino

Tão perto e ao mesmo tempo tão longe, essa é a nossa relação com a música feita em nossos vizinhos. Preconceito? Falta de conhecimento? Preguiça?

Para começar nós, brasileiros, não gostamos de ser chamados de latinos, soa pejorativo para as nossas cabecinhas, e latinos são só os que falam espanhol.

Aí junta-se o preconceito com a preguiça e temos a total falta de conhecimento sobre o que é lançado na Argentina, Chile, Colômbia, México, etc. E tem também o lance com as gravadoras que não querem correr riscos, se elas já não lançam as boas bandas brasileiras o que dirá as outras. E tem mais, com tanta banda no Brasil pra que nos preocupar com as de fora? Poderia ficar aqui enumerando mais e mais motivos para não nos ligarmos no que rola de interessante em nossos hermanos, mas acho que seria perda de tempo.

Mas olha lá uma velinha acesa no fim do túnel. Como existe um certo intercâmbio entre as bandas brasileiras e as de outros países, os fãs acabam procurando informações sobre essas bandas também e conseguem ter boas surpresas. Não é preciso citar que Fito Paez só ficou realmente conhecido por aqui graças aos trabalhos com o Paralamas, mas tem fã do Pato Fu indo atrás do trabalho do Aterciopelados, só porque estes foram comentados pela Fernanda Takai não sei onde. Pois é, é pouco ainda, mas já é um começo. Se nossos artistas conseguem entrar no mercado argentino, por exemplo, por que as bandas argentinas não entram aqui? Deveria ser uma via de mão dupla, mas não é.

Nos proximos posts estarei colocando bandas sulamericanas que valem a pena dar uma olhada e ter suas musicas baixadas ou seus cds comprados.

Bom, parando com a enrolação, vamos dar uma voltinha até Buenos Aires

Satan Dealers

Com seu segundo disco, The Brightest View, lançado a pouco tempo, o Satan Dealers é mais uma banda que pega a onda do rock dos anos 60, 70 e 80, coisas já citadas como New York Dools, Ramones, Stooges e MC5, e chega a lembrar o trabalho do Cramps com seu psycobilly tresloucado. Uma mistura de punk com hard-rock que parece estar fazendo a festa da molecada tanto aqui no Brasil como na Argentina. O chato é que pra falar do Satan Dealers vou acabar soando repetitivo, já que muito do que poderia comentar já foi feito mais acima com o Corazones Muertos e Sensacional Plasma. Rock largado, lerdo, a versão para Bette Davis Eyes, clássico dos anos 80, mostra bem isso. O que diferencia o Satan das outras é a constância em suas músicas, todas estão em um mesmo nível, não havendo alguma que você queira pular, diferente das duas outras bandas citadas onde algumas faixas soam descartáveis.


Uma certeza, se a banda fosse americana ou inglesa, já teria estourado por aqui, eles não devem nada a Kings of Leon, Yeah Yeah Yeahs e afins, pelo contrário, mandam muito melhor que essas coqueluches da imprensa mundial, e até brasileira. Faixas como They Try To Shooted But They Missed (o Cure em versão punk), Sometimes You Should Ask Yourself (outro Cure, a introdução lembra The Forest), Love Have Nails And Hurts (com um riff que deixaria o Slash babando) e How Hard It Is to Fix (Motorhead na cabeça) são faixas que apenas confirmam a afirmação que fiz acima.