Rockabilly Psicotico, garage bands, punk rock, bandas desconhecidas...

sexta-feira, outubro 05, 2007




O Fugazi sempre será a banda que representará o underground musical, em todos os quesitos, tantos musicais, quanto políticos. É o tipo de banda que é conheçida mais pela atitude do que por sua música. E não é para menos, todo mundo sabe da filoosofia anti-capitalista da banda: Ingressos por U$5,00, CDs por U$10,00, nada de merchandising, nada de alta veículação de clipes, nada de entrevista para Rolling Stone e afins. "Tá, então como eles vão lançar cd se são tão Enemy Of The Music Business?". Simples, funda tua própria gravadora. Fácil de falar, quando se trata da Dischord a própria gravadora, selo que o ícone da geração "X na mão", Ian Mackaye fundou para lançar os EPs da sua primeira banda, Teen Idles, e que logo depois com Minor Threat, Rites Of Spring, Embrace, Dag Nasty e tantas outras formaram a revolução da música indie durante os anos 80 nos EUA.
Um bom tempo sem postar algo aqui, e resolvi botar algo que realmente importa, por isso escolher Fugazi. Dentre todas as outras bandas citadas antes, o Fugazi é uma reunião de quase toda a cena de Whasington, o já dito, ícone Ian, nos vocais e guitarra junto com outra lenda, Guy Piccioto, que dividi os microfones e fazem as batalhas de riffs, e o time completa-se com Joe Lally no baixo e fazendo um bico nos vocais as vezes, e o baterista Brendan Canty, outro grande nome da cena.
Chamem de Punk, chamem de Indie Rock, chamem de Rock Alternativo, chamem de Post-Hardcore, chamem do que quiser, o Fugazi está acima dos rótulos, fazendo um som destruidor, altamente noise, enérgico, gritado, com ótimos ritmos e quase nada de melodia, é um monstra barulhento disparando estrofes militantes e riffs avassaladores (Que as vezes parece som de baixo, e não d'uma guitarra). Toda essa mistura que se formou da metade dos anos 80 e se manteve indie durante sua aparição no mainstream dos anos 90, influênciou muita gente do rock moderno, como exemplo máximo o At The Drive-In, e o Jimmy Eat World.
Red Medicine é o quinto disco da banda, lançado em 95, e foi considerado um dos melhores discos de rock do ano. O cd é uma bomba relógio pronta pra explodir, essa ordem inicial "Do You Like Me", "Bed For The Scraping", "Latest Disgrace"