Rockabilly Psicotico, garage bands, punk rock, bandas desconhecidas...

quarta-feira, maio 23, 2007

Billy Childish é um dos maiores outsiders do rock ingles desde o início dos anos 80.
Em 1983 ele e sua banda na época o Milkshakes abriu para ninguém menos do que o REI da guitarra surf Link Wray, pois eles eram uma das bandas de abertura do grande guitarrista falecido em 2005.
Esse show aconteceu no Electric Ballroom em Candem Town/Londres, essa é uma das mais modestas casas de shows inglesas, mas por alí já tocou quase todo mundo de 1980 até hoje.
No Electric Ballroom nos finais de semana durante o dia eles usam o espaço pras feiras de discos e também para o mercado de Camdem aos sábados e domingos.
Tem um palco enorme ao fundo e uma pista que acomoda umas 2000 pessoas, não tem o requinte e a arquiteura de uma Brixton Academy, de um Astoria ou do Shepherds Bush Empire, mas a disposição do local é perfeita pra shows.
Nessa noite de Link Wray, a banda de abertura era uma banda de rock and roll fifities chamada The Pirates.
A banda fez sua apresentação bem performática às vezes lembrando o Sha-Na-Na e em seguida entrariam os Milkshakes de Billy Childish.
Ao lado da pista tinham armado um pequeno palco cheio de bixigas de aniversário e alguma aparelhagem.
Pense bem os Milkshakes nesse palquinho improvisado, pois eles poderiam muito bem tocar no palco principal, pois a banda acabava de lançar seu segundo álbum "14 Rhythm & Beat Greats" e toda critica cobriu o disco de elogios.
Mas, foi aí que entendi a intenção do som dos Milkshkes "garagem" nos seus mínimos detalhes.
O som era sujo, os amplificadores eram antigos tudo vintage, e a voz de Billy estava conectada a um velho amplificador de valvulas que transmitiam pra umas caixinhas de voz estouradas e distorcidas.
Num primeiro todos devem ter ficado decepcionados com a qualidade tecnica do som, pois os esperava no palco principal com toda aquela parafernália de luz e som.
Agora a originalidade e a coisa autentica do som sixties daquele momento foi impagável, parecia que eu tinha voltado no tempo e estava vendo alguma banda da chamada "British Invasion" na decada de 60.
O show de Link Wray foi espetacular, mas o brilho dos Milkshakes ofuscou o brilho das demais bandas da noite.
Billy Childish passou a colecionar bandas, a partir dos Milkshakes vieram The Headcoats, Thee Might Ceasers,Delmonas,The Natural Born Lovers e Buff Medways.
Além disso fez uma série de albuns em carreira solo, lançou livros de poesia, foi editor de fanzine,é critico de música e claro guitarrista, cantor e compositor que sofre por incrível que pareça de dislexia cronica, pode???
Diante de tudo isso Billy Childish só poderia estar na lista dos meus heróis do rock.
A cada cinco anos mais ou menos Billy Childish muda de banda e cria algum projeto novo.
Em 2006 ele terminou com a garageira Buff Medways e montou o trio Wild Billy Childish & The Musicians of The British Empire e lançou um single com as músicas "Punk Rock At The British Legion Hall" e "Joe Strummers Grave"(esta última uma homengem ao falecido ex-Clash Joe Strummer).

Em abril de 2007 ( mês passado ) saiu no Reino Unido o álbum de estréia da banda, apesar do titulo e das referencias das músicas o som da nova banda de Billy Childish faz aquele mesmo som das bandas de garagem dos anos sessenta, essas são as verdadeiras raízes do punk, que Billy Childish se refere em suas canções.
Trabalhando intencionalmente com aquela mesma sonoridade de 1982 no segundo álbum dos Milkshakes, Billy Childish continua sendo um dos músicos mais originais e criativos há mais de 25 anos.