Rockabilly Psicotico, garage bands, punk rock, bandas desconhecidas...

terça-feira, dezembro 11, 2007

Thurston Moore - Trees Outisde The Academy


Thurston Joseph Moore, nascido na Florida, ficou conhecido quando mudou-se para Nova Iorque, lugar onde foi para estudar e acabou conhecendo o também guitarristaLee Ranaldo, e Kim Gordon (sua futura esposa) e se envolvendo no emergente movimento No Wave, dicípulos de Glenn Branca, e acabaram formando o Sonic Youth, em 81.
Thurston é guitarrista, vocalista e um dos letrista da banda, assim como é um dos líderes. Ao lado de Lee Ranaldo, são considerados um dos maiores guitarristas da cena de rock alternativo e principalmente de música barulhenta (noise), com seus instrumentos modificados e técnicas bizarras para produzir sons mais estranhos ainda, tocando com baquetas, chaves de fenda e todo o tipo de utencílio pra produzir uma boa barulheira.
O cara sempre teve em contato com outros artistas, fazendo projetos paralelos, participações especiais, diretor de vídeo clipe, produtor musical e tal (figura tipo Mike Patton ou Dave Grohl). Em 1995 lançou o primeiro disco solo, chamado Psychic Hearts, no mesmo ano que sua banda lançava Washing Machine. Agora, doze anos depois do primeiro disco, o cara voltou a gravar, seu segundo disco, chamado Trees Outside The Academy, que foi lançado pelo seu selo Ecstatic Peace (outra ocupação) e gravado no estúdio de seu amigo J. Mascis, do Dinosaur Jr., banda qual também lançou cd esse ano.
Para a gravação do cd, Thurston contou com a presença de Pete Shelley na bateria, que é seu companheiro de Sonic Youth e Samara Lubelski no violino (ambos estão em turnê da divulgação do disco), assim como algumas participações de Mascis nas guitarras (claramente na música que deu o nome para o disco). Ao contrário do som de sua banda, seu projeto solo se baseia muito mais na textura do seu violão, plugado em um rock experimental com flertes com o pop e folk, resultando um som orgânico, reflexivo e hipnótico, principalmente, mas sem nunca deixar o barulho de lado. Como normalmente os discos do Sonic Youth carregam músicas inspiradas em artistas, esse não podia ser diferente, assim como foi seu primeiro disco: A música que dá o nome ao disco, "Trees Outside The Academy", musica dotada de um sentimento sobre o suicída Ian Curtis, do Joy Division, que recentimente recebeu um filme biográfico e a outra é a balada "Honest James", sobre James Brown, numa performance arrebatadora do dueto Thurston Moore - Christina Carter.