Ministry - The Land Of Rape And Honey
Já se foi o tempo em que misturar música eletrônica com rock pesado era novidade. Existem toneladas de bandas que utilizam do recurso eletrônico pra incrementar seu som, e muito poucas que se sobresaem, por ter uma proposta diferente, mas a bola da vez, é da época em que essa mistura gerava pesadelos.
Dentro deste cenário, o Ministry foi uma das bandas mais assustadoras que a humanidade já teve conhecimento. Estre monstro ciborgue chamado Ministry, foi criado nos Estados Unidos, no começo dos anos 80 e teve dois discos "de teste" com um eletrônico mais convencional, típico da época, até que o pai da criança, Al Jourgensen teve uma uma idéia que mudaria pra sempre o rumo de sua banda; aliar instrumentos convencionais, como guitarra e baixo, com batidas estraçalhadoras, samples malditos e uma atmosfera pós-apocalíptica, que já estava começando a ser utilizada.
Com essa proposta, o Ministry convida todos vocês para um passeio na Terra do Estupro e do Mel, um título nada delicado, assim como seu som. Esse foi o terceiro play e o que inaugurou a entrada no rótulo Metal Industrial, som paranóico, barulhento e muito intenso. As primeiras faixas caracterizam muito bem a nova técnica, do uso da guitarra dissonante, junto à paredes de samples pra lá de obscuros, vocal grunido e muita agressão nas batidas do bate estaca, são elas: "Stigmata", "The Missing" e "Deity".
Um dos maiores trunfos de Al Jourgensen e cia. foi conseguir uma base muito grande de fãs Headbangers, que dificilmente se interessariam por som eletrônico (Igualados algum tempo depois pelo Fear Factory), e durante os anos foram ganhando cada vez mais fãs do estilo, pois de álbum em álbum, iam aproximando cada vez mais essas duas vertentes, fazendo um som cada vez mais destuidor; um bom exemplo é o álbum que sucedeu este, chamado The Mind Is A Terrible Thing To Taste, que deu continuidade ao pesadelo, e muita dor de cabeça a ouvidos mais sensíveis.
Infelizmente ano passado o grupo assumiu definitivamente seu fim quando lançou seu último disco, o ótimo The Last Sucker. Então o que nos resta fazer é escutar tudo que eles nos deixaram durante os anos de atividade, começando por estre pimoroso The Land Of Rape And Honey, o verdadeiro som do ferro velho.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home